terça-feira, 3 de setembro de 2013

Endorfinas I love you!

endorfina é neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, e é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. É um hormônio, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, ela é o hormônio do prazer.
Sua denominação se origina das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos. A endorfina é produzida em resposta à atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.

Efeitos principais das endorfinas:







Como produzir endorfinas:

  1. 1Pratique exercícios com intensidade. A maioria dos atletas pode dar o testemunho de uma "euforia de corredor" que às vezes se sente quando se testa os limites do corpo. As endorfinas são lançadas na corrente sanguínea quando você pratica exercícios extenuantes que permitem que seu corpo ultrapasse o limite da dor física e de suas limitações, e pode deixá-lo com uma sensação eufórica.
  2. 2
    Escute música calma, como seleções clássicas e instrumentais. Descobriu-se que a audição de meia hora desse tipo de música lança endorfinas na corrente sanguínea, cujo efeito é igual ao do relaxante muscular conhecido como Diazepam.
  3. 3
    Coma um pouco de comida apimentada. Alimentos apimentados podem fazer com que o cérebro libere endorfinas na corrente sanguínea, pois ele entende que a boca está pegando fogo, e que o cérebro precisa de um "alívio químico".
  4. 4
    Passe algum tempo ao sol. A exposição excessiva à luz também pode provocar a liberação de endorfinas na corrente sanguínea.
  5. 5
    Adote uma vida sexual saudável. O prazer intenso provoca o mesmo efeito que a dor intensa quando se trata da produção de endorfinas.
  6. 6
    Ria e chore. Algumas pessoas afirmam que rir para valer durante dez minutos pode oferecer pelo menos duas horas de um sono livre de dores para aqueles que sofrem de males dolorosos. Alguns pesquisadores afirmam que o corpo lança endorfina na corrente sanguínea para minimizar a dor quando passa por alguma emoção que provoque lágrimas.
  7. 7
    Coma alguma coisa doce. Esses alimentos estimulam as vias de prazer do seu cérebro e lançam endorfina na corrente sanguínea. Infelizmente, quando acaba a curta euforia provocada pelo açúcar, acaba também o efeito da endorfina, e você fica se sentindo cansado e desgastado.

    Fonte: http://www.ehow.com.br/produzir-endorfina-como_16183/

0 comentários:

Enviar um comentário