terça-feira, 28 de junho de 2011

Cidades fantasma

Pripyat, Chernobyl - Ucrânia
Para quem procura fugir às escapadelas mais normais, para as praias paradisíacas, o campo calmo e silencioso ou as cidades recheadas de cultura, fica a sugestão: visitar as cidades fantasma dos tempos modernos.

São sítios vazios de gente, mas cheios de história. Servem para nos relembrar o passado e levar-nos a agir de forma diferente no futuro. São sítios com cenários decadentes produzidos pelo homem.  Visite as silenciosas ruínas da Namíbia, a cidade de Chernobyl ou uma cidade de mineiros na Califórnia e viva uma aventura diferente.

O colapso da central de energia nuclear de Chernobyl deixou uma grande quantidade de partículas radioactivas no ar. Ventos levaram a contaminação a toda a Europa e os 30 mil residentes de Pripyat foram evacuados vários dias depois do acidente, visto que a União Soviética não admitia que tinha ocorrido tal coisa.

A cidade de Pripyat foi construída em 1970 para abrigar os trabalhadores da central, que só foram autorizados a sair com uma mala de pertences. Tudo o resto foi deixado para trás. A cidade ainda está cheio de móveis, livros, roupas e outros pertences pessoais, acabando por se transformar num museu.

Como chegar: Os antigos residentes de Prypiat fazem visitas guiadas, bem como várias agências de viagens ucranianas que convenientemente vão buscá-lo a Kiev e levá-lo a Chernobyl. Marque com bastante antecedência para que possam adquirir a aprovação do governo para a sua visita.
__________
Ilha Hashima - Japão
Depois de passar pouco menos de um século como uma movimentada mina de carvão, a Ilha Hashima ficou conhecida como "Ilha Fantasma" quando a demanda por petróleo superou a demanda pelo carvão na década de 1960, provocando um êxodo em massa dos 5000 trabalhadores da Mitsubishi.

Agora as habitações dos trabalhadores, um enorme edifício de apartamentos de cimento construído em 1916, está vazio. O último dos trabalhadores de carvão, muitos dos quais eram trabalhadores forçados chineses e coreanos, deixou a ilha em 1974 a a instalação foi oficialmente fechada.

Hashima foi oficialmente reaberta para os turistas em Abril de 2009.

Como chegar: Fica a apenas cerca de uma hora de distância de Nagasaki. É acessível através de uma pequena frota de barcos privados que operam a partir do porto de Nagasaki.
__________

Bodie, Califórnia - EUA
Reconhecida como um marco histórico nacional, Bodie foi congelada no tempo desde que os seus residentes a deixaram de repente há mais de meio século atrás. Algumas casas ainda estão abastecidas com mercearias.

Era um campo de mineração de ouro antigo e, no seu auge, Bodie foi uma movimentada cidade com uma população de 10.000 pessoas. Mas os lucros provenientes das minas de ouro baixaram drasticamente.  A cidade é agora mantida pela 'California State Parks', que construiu um museu e oferece passeios diários à cidade fantasma.

Como chegar: Bodie está localizado no leste da Califórnia, na estrada 270, a poucos quilómetros ao sul de Bridgeport. Há sinalização clara.
_________
Centralia, Pensilvânia - EUA
Tal como aconteceu na ilha do Japão, o fim da importância do carvão levou ao abandono desta cidade. Centralia, na Pensilvânia, era um centro industrial. Em 1962, os trabalhadores da cidade atearam fogo a uma veia exposta de carvão acidentalmente, ao queimar uma pilha de lixo.

O carvão levou as chamas através dos túneis subterrâneos de idade e a terra está a queimar desde então. Um estudo de engenharia concluiu que o fogo pode continaur a arder por mais um século. A cidade tem tentado apagar o fogo durante anos, mas sem sucesso. A fumaça e os gases tóxicos que se levantaram através do solo contaminaram toda a cidade e os funcionários do governo acabaram por considerá-la uma causa perdida.

Como chegar:
A estrada que conduz à cidade, Route 61, foi encerrada pelo governo. Desconsidere os sinais que dizem "desvio" e vire à direita para a Route 61 através Ashland. Quando encontrar o fim abrupto da rota 61, vire à direita e siga uma pequena estrada ao lado do percurso fechado.
__________

Humberstone - Chile
Em 1872, Humberstone foi estabelecida como um centro de minas de nitratos, no clima inóspito do deserto de Atacama. Era considerado o maior depósito de salitre do mundo, um mineral valioso para os países da América do Norte e Europa, para fertilizantes, conservantes de alimentos e explosivos.

Mas, a criação de um substituto sintético barato na década de 1930, tornou a robusta operação de exploração obsoleta. Humberstone abrigava grandes fábricas, bem como uma piscina, um mercado, um teatro e um hotel. Esta cidade fantasma chileno foi nomeada Património Mundial pela UNESCO.

Como chegar: Voar para a cidade grande mais próxima, Iquique, da partir do Peru, da Bolívia ou da Argentina. De lá, os operadores turísticos levam os viajantes a Humberstone de autocarro, a cerca de 30 quilómetros.
__________
Craco - Itália
Esta pitoresca vila medieval tem sido o pano de fundo para uma série de filmes, incluindoo último filme da saga do agente secreto 007 e 'A Paixão de Cristo'. Craco data do século VI e situa-se precariamente no topo de um penhasco de 400 metros com vista para um rio.

Está abandonada desde 1963, quando recorrentes actividade sísmicas e deslizamentos de terra ameaçaram a estrutura da cidade, tornando esta vila italiana inabitável. As relíquias de Craco incluem uma universidade, um castelo, igrejas e várias praças.

Como chegar:
Craco está localizada na região de Basilicata, que é facilmente acessível de carro a partir dos aeroportos internacionais em Bari e Nápoles.
__________

Kolmanskop - Namíbia
Depois de um único diamante ter sido descoberto acidentalmente em 1908, nesta pequena cidade africana, este sítio tornou-se num íman para os mineiros alemães. Localizado no deserto do Namibe, na Namíbia, a vila foi constuída com arquitectura alemã.

Kolmanskop foi responsável pela chegada da primeira máquina de raio-x e pelo primeiro comboio em África. Em 1954, as minas tinham sido esgotadas e a cidade estava vazia. Hoje, as antigas casas senhoriais estão cheias de areia até às janelas.

Como chegar: Kolmanskop fica numa área restrita que requer autorização, que estão disponíveis a partir da empresa Tours & Safaris Luderitzbucht. Visitas guiadas são oferecidas todos os dias.
__________

1 comentários:

Andrés Gago disse...

Muito bom, post mesmo excelente.

Enviar um comentário